Projeto: Bumba, meu Boi Estrela

Sinopse do espetáculo

Vaqueiro sele o cavalo
E vai aonde eu te mandar
Saber do dono da casa
Se meu boi pode brincar

Abram espaço nessa roda que o boi vem chegando, boizinho dançador, de estrela na testa. Esse boi veio do céu para ser presente do Amo Coronel, fazendeiro muito rico, dono de mundo e meio, que partindo de viagem deixa seu boi de estimação, aos cuidados de Pai Francisco e sua esposa Catirina. É aí que se arma a confusão, a mulher descobre que está grávida e passa a ter os mais absurdos desejos, dentre eles comer a língua do boi estrelado. Esse por sua vez dança, se sacode, esperneia e até foge, deixando Pai Francisco numa encrenca sem tamanho “salvar o boi” ou “ver o filho nascer com cara de bezerro”. Muita música e brincadeira contará a história “Bumba, Meu Boi Estrela”


Ficha Técnica

Texto e Direção:         Teatro Destinatário
Direção Musical:        Noel Carvalho
Atores:                       Izabelle Eleonora
                                  Jéssika Hannder
                      Luciano Di Freitas
                      Ludmyla Marques
                      Thiago Santana
Composição Estética: Teatro Destinatário
Preparação Corporal: Renata Ghizzi
Iniciação com máscaras: Alinne Mendes
Preparação circense: Jonathan Sena
Capoeira: Jéssika Hannder
Agradecimentos: Guaimbê Espaço e Movimento Criativo, Daraína Pregnolatto, Michelle

                                                                   Novembro 2014 Temporada Sesc Caldas Novas
 Junho 2014 Temporada Sesc Centro





1.       APRESENTAÇÃO

O Grupo Teatro Destinatário vem a três anos produzindo espetáculos com pesquisas voltadas à cultura popular, à formação histórica goiana e às formas animadas, sempre buscando em suas montagens de espetáculo trabalhar com materiais recicláveis e com a colaboração de artistas e pesquisadores de arte, história e diversidade.
Visando produzir um espetáculo que pudesse dialogar com outras regiões do país e conseqüentemente um público nacional, partiu para a montagem do espetáculo Bumba, Meu Boi Estrela com inspiração nas manifestações do Bumba-meu-boi, que se dão em todas as regiões do Brasil.

2.       OBJETIVOS

a.       GERAL

  • Promover e propagar o conhecimento acerca da manifestação popular do Bumba-meu boi através do teatro.
b.      ESPECÍFICOS

  • Montar um espetáculo que traduza a história comum existente nas manifestações populares do Bumba-meu-boi.
  • Promover, junto ao público, reflexões acerca da manifestação popular do Bumba-meu-boi;
  • Favorecer a aprendizagem de conceitos e temáticas da cultura popular Goiana, através de atividades pedagógicas oferecidas pelo grupo às instituições de ensino que se envolverem com o espetáculo;
3.       JUSTIFICATIVA

O Grupo Teatro Destinatário inicia suas atividades através de intervenções cênicas com esquetes e contação de histórias em ambientes hospitalares, empresariais e educacionais, em seguida inicia um estudo sobre o Stand up Comedy montando o espetáculo TV Insônia, no qual se criticava a mídia televisiva com seu sensacionalismo e massificação exarcebada, passa então e pesquisar a performance e o teatro de formas animadas, pesquisa esta que culminou na montagem de Acaso em Cores – Dom Quixote, em seguida e com a parceria da Doutora em história Miriam Bianca Amaral parte para a montagem do espetáculo, de autoria de Miriam Bianca, Quecosô, Oncotô, Oncovô- Goiás singulares no plural, que em um ano de circulação atingiu um público, em média, de 24.000 pessoas. Em 2014 parte para a montagem de Bumba, meu Boi Estrela.
Bumba meu Boi Estrela parte das manifestações do bumba-meu-boi no Brasil, por ser uma das manifestações populares que mais está presente em todas as regiões do país, assumindo estéticas e toadas diferentes formando tendo assim suas identidades, sotaques, próprios.
Para esta montagem de espetáculo, o grupo partiu de uma das histórias que compõe o repertório apresentado nas contações de histórias em livrarias de Goiânia (Saraiva – Shopping Flamboyant e Era uma Vez – Goiânia Shopping), projeto este desenvolvido pelo grupo em 2013 e continuado em 2014, e do contato com o pesquisador de Bumba-meu-boi, Noel de Carvalho, que acompanhava o grupo desde o espetáculo montado anteriormente (Quecosô, Oncotô, Oncovô – Goiás singulares no plural), no qual fez a preparação musical.
Por acreditar no valor cultural envolvido neste espetáculo e no público cativado com a montagem anterior do Grupo, propomos este projeto para continuarmos destinando histórias pelo Estado e pelo país.

4.       PÚBLICO ALVO

O espetáculo tem classificação livre. E através de iniciativas de financiamento cultural pretende circular com o espetáculo pelo interior do Estado de Goiás e capitais do Brasil.

5.       LOCAL

O espetáculo será apresentado no segundo mês da programação de inauguração do teatro do SESC em Goiânia.

6.       EQUIPE

FUNÇÃO
NOME


ATORES
Thiago Santana
Jéssika Hannder
Luciano Di Freitas
Ludmyla Marques
Cristiano Gonçalves
PREPARAÇÃO MUSICAL
Noel Carvalho
PREPARAÇÃO DO ATOR
Renata Ghizzi (danças populares)
Jéssika Hannder (capoeira)
Alinne Vieira (jogo de cena)
Jonathan Sena (técnicas circenses)
COSTUREIRA
Maria da Silva
CENOGRAFIA E ADEREÇOS
O Grupo
IDENTIDADE VISUAL
Thiago Santana
Noel Carvalho
ILUMINOTÉNICA
Taynara Ferreira
ORIENTAÇÃO DA PESQUISA
Noel Carvalho
Miriam Bianca Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário